A importância do equilíbrio trabalho-família na prevenção do burnout

Sofia Almeida Barbosa

O equilíbrio entre trabalho e família é um desafio comum no mundo atual. À medida que as exigências profissionais e pessoais se entrelaçam, é crucial entender a importância dessa harmonia no bem-estar laboral e na prevenção do burnout.

 

O burnout, um estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo excesso de stress no trabalho, tem sido cada vez mais reconhecido como um problema sério na nossa sociedade.

 

Um estudo publicado no “Journal of Applied Psychology“, 2011, Greenhaus e Allen, definiram o equilíbrio trabalho-família como “as exigências do trabalho e família são compatíveis e promovem um bem-estar mútuo”. Manter esse equilíbrio é fundamental para o bem-estar individual e familiar, bem como para a saúde das organizações.

 

Causas do desequilíbrio trabalho-família

Excesso de carga horária, prazos de entrega apertados, viagens frequentes a trabalho, falta de apoio organizacional são alguns dos motivos que causam fadiga, pressão e burnout. Vamos analisar algumas causas que contribuem para o desequilíbrio trabalho-família.

 

Excesso de carga horária

Estudos, como o realizado por Virtanen et al. (2018) e publicado na revista “The Lancet“, demonstraram que o excesso de carga horária laboral encontra-se associada a um maior risco de desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal. O tempo excessivo gasto no trabalho resulta, muitas vezes, numa falta de tempo e energia para a família e atividades pessoais.

 

Prazos de entrega apertados

Pesquisas conduzidas por Sianoja et al. (2014), publicadas no “Journal of Occupational Health Psychology”, demostraram que a pressão causada pelos prazos de entrega apertados criam tensão adicional nos profissionais, interferindo no tempo para compromissos e responsabilidades familiares. 

 

Viagens frequentes a trabalho

O estudo de McNall et al. (2015), presente no “Journal of Vocational Behavior”, identificou que profissionais que viajam a trabalho, com frequência, enfrentam desafios significativos para manter o equilíbrio trabalho-família. A separação física da família pode gerar sentimentos de tristeza e desgaste emocional.

 

Falta de apoio organizacional

A pesquisa de Brummelhuis e Bakker (2012), publicada no “Journal of Vocational Behavior”, destacou que a falta de apoio por parte das organizações, como a ausência de programas de licença parental remunerada, flexibilidade de horários e programas de bem-estar, aumentam a probabilidade do desequilíbrio trabalho-família. Os profissionais sentem-se sobrecarregados quando a empresa não oferece recursos para ajudá-los a conciliar as responsabilidades familiares e profissionais.

 

Tecnologia e hiperconetividade

Estudos recentes, como o de Ragu-Nathan et al. (2008), publicado na “MIS Quarterly”, destacam que a hiperconectividade digital aumenta as exigências laborais em horários não convencionais. Torna-se difícil para as pessoas desconectar-se do trabalho, prejudicando o ambiente familiar.

 

Cultura organizacional

A cultura da empresa desempenha um papel importante na prevenção do burnout. Um estudo de Eby et al. (2005), publicado no “Journal of Applied Psychology“, mostrou que as organizações que valorizam e promovem ativamente o equilíbrio entre trabalho e família tendem a ter funcionários mais satisfeitos e menos propensos ao burnout.

 

Expectativas sociais e de género

Pesquisas como a de Kossek e Lautsch (2018), publicada na revista “Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior”, evidenciam que as expectativas sociais e de género também desempenham um papel significativo no desequilíbrio entre trabalho e família. As mulheres, por exemplo, enfrentam pressões adicionais para equilibrar as suas carreiras com responsabilidades familiares.

O desequilíbrio entre trabalho e família é uma questão complexa, influenciada por uma variedade de fatores que se encontram inter-relacionados. Compreender as causas é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de prevenção do burnout e promoção do bem-estar laboral.

 

Estratégias para Melhorar o Equilíbrio Trabalho-Família

 

Estratégias individuais

Implementação de limites

Estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Não verificar e-mails fora do horário laboral ajuda a preservar o tempo para a família e atividades pessoais.

 

Priorização e gestão do tempo

Utilizar técnicas de gestão do tempo, como a Matriz de Eisenhower, na priorização e importância de tarefas laborais ajuda na redução do stress.

 

Comunicação aberta

Uma comunicação aberta e honesta com o chefe sobre as necessidades pessoais e familiares pode levar a acordos e horários de trabalho flexíveis.

 

Uso consciente da tecnologia

Estabelecer “horários de desconexão” e limitar o uso de dispositivos eletrónicos após o horário laboral ajuda a evitar a invasão do trabalho na vida pessoal.

 

Autocuidado

Priorizar o autocuidado é fundamental! Tempo para si próprio, saber desacelerar, reconhecer o desgaste, praticar exercício físico com regularidade, meditação, sono reparador e nutrição saudável são algumas técnicas que ajudam na redução do stress e prevenção do burnout.

 

Estratégias Organizacionais

Flexibilidade de horários

Horários flexíveis ou a opção de trabalho remoto permite aos funcionários maior equilíbrio entre responsabilidades profissionais e necessidades familiares.

 

Programas de apoio familiar

Implementar programas de apoio familiar, como subsídios para cuidados infantis e creches, ajuda os pais a equilibrar as suas obrigações familiares e profissionais.

 

Políticas de licença parental

Oferecer licenças parentais remuneradas e incentivar os pais a tirar licenças para cuidar dos filhos recém-nascidos pode melhorar o equilíbrio entre trabalho e família.

 

Treino em gestão do stress

Formação em gestão do stress e consciencialização da importância da saúde mental dos profissionais são estratégias eficazes para lidar com o burnout.

 

Cultura de apoio

Promover uma cultura organizacional que valorize o equilíbrio entre trabalho e família, reconhecendo e recompensando os seus colaboradores, cria um ambiente mais saudável e produtivo.

 

Apoio psicológico

Disponibilizar serviços de apoio psicológico a funcionários que enfrentam desafios no equilíbrio entre trabalho-família.

Estas estratégias devem ser adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa e organização. Mas uma coisa temos a certeza, promover um ambiente que valorize o equilíbrio entre trabalho e família não apenas melhora o bem-estar dos profissionais, mas também aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho.

 

Conclusão:

O equilíbrio entre trabalho e família desempenha um papel crucial na prevenção do burnout e bem-estar laboral. À medida que as pressões profissionais aumentam, é imperativo reconhecer a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. O investimento em estratégias de apoio e políticas organizacionais que promovam esse equilíbrio não apenas beneficia os trabalhadores, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo!

 

 

Últimos artigos do blog

Sexualidade e Sexologia Clínica

Fevereiro 14, 2024

Sexualidade e Sexologia Clínica   Abordar um tema tão abrangente como a sexualidade envolve um discurso sobre um corpo físico que transporta toda a sua representação psíquica. O equilíbrio entre…