"Doenças relacionadas com o trabalho" Palestra na Câmara Municipal em Caxias do Sul | Brasil

Sofia Almeida Barbosa

Foi com grande honra e alegria que fui convidada a participar na palestra “Doenças relacionadas com o trabalho” no Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Uma formação sobre doenças e lesões relacionadas com o trabalho patrocinada pelo SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, em parceria com a Câmara Municipal de Caxias do Sul.

 

O evento, organizado pelo Centro de Referência em Saúde dos Trabalhadores (CEREST/Serra) e apoiado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, teve como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para reconhecer e notificar a doença no trabalho.

 

A nossa intervenção abordou o tema “Síndrome de burnout, quando o trabalho nos deixa doentes.” Falamos de causas e soluções. Não existem soluções sem pensar em prevenção.

A melhor cura para qualquer problema ou doença é a sua prevenção. O burnout é um fenómeno ocupacional mundialmente presente. São necessárias medidas e estratégias para combater este flagelo. Assim sendo, destacamos a importância da prevenção do burnout como medida a ser implementada nos locais de trabalho e organizações. 

 

 

Durante a apresentação, destaquei a proximidade relacional entre Portugal e o Brasil. Apesar da distância física, temos interesses e preocupações comuns. Estamos a trabalhar em cooperação no estudo do problema e em soluções eficazes. 

 

O burnout está a ser colocado em cima da mesa de entidades e empresas que estão decididas a enfrentar o problema. Urge apostar em literacia sobre o assunto. Conhecer e reconhecer este fenómeno é essencial, não apenas para a saúde dos indivíduos, mas também para o desempenho e produtividade das empresas e organizações.

 

 

 

O evento contou com a presença do Conselho Presidencial da Câmara Municipal de Caxias do Sul e com a participação ativa de vários profissionais de saúde. Para a mensagem chegar ao alcance de mais pessoas foi transmitida em directo pela TV Câmara da região.

 

Uma oportunidade de excelência para partilhar conhecimentos, experiência e aprendizagens. Existe muito trabalho a fazer, mas estamos confiantes que estamos no caminho certo. Divulgação, informação e formação.

 

 

Um muito obrigada à minha colega Dra. Stelamaris Zanatta pelo convite. Um muito obrigada à equipa responsável pela coordenação e realização do evento. Foi um momento valioso de partilha e debate. 

 

Convido à leitura do artigo publicado pela Prefeitura de Caixas do Sul, Brasil, disponível aqui.

 

Últimos artigos do blog

Sexualidade e Sexologia Clínica

Fevereiro 14, 2024

Sexualidade e Sexologia Clínica   Abordar um tema tão abrangente como a sexualidade envolve um discurso sobre um corpo físico que transporta toda a sua representação psíquica. O equilíbrio entre…