
A liderança empática como antídoto ao burnout nas empresas: um novo paradigma Por Sofia Almeida Barbosa, psicóloga clínica e pesquisadora do bem-estar no trabalho A exaustão profissional, o famigerado burnout,…
Foi com grande honra e alegria que fui convidada a participar na palestra “Doenças relacionadas com o trabalho” no Rio Grande do Sul, Brasil.
Uma formação sobre doenças e lesões relacionadas com o trabalho patrocinada pelo SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, em parceria com a Câmara Municipal de Caxias do Sul.
O evento, organizado pelo Centro de Referência em Saúde dos Trabalhadores (CEREST/Serra) e apoiado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, teve como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para reconhecer e notificar a doença no trabalho.
A nossa intervenção abordou o tema “Síndrome de burnout, quando o trabalho nos deixa doentes.” Falamos de causas e soluções. Não existem soluções sem pensar em prevenção.
A melhor cura para qualquer problema ou doença é a sua prevenção. O burnout é um fenómeno ocupacional mundialmente presente. São necessárias medidas e estratégias para combater este flagelo. Assim sendo, destacamos a importância da prevenção do burnout como medida a ser implementada nos locais de trabalho e organizações.
Durante a apresentação, destaquei a proximidade relacional entre Portugal e o Brasil. Apesar da distância física, temos interesses e preocupações comuns. Estamos a trabalhar em cooperação no estudo do problema e em soluções eficazes.
O burnout está a ser colocado em cima da mesa de entidades e empresas que estão decididas a enfrentar o problema. Urge apostar em literacia sobre o assunto. Conhecer e reconhecer este fenómeno é essencial, não apenas para a saúde dos indivíduos, mas também para o desempenho e produtividade das empresas e organizações.
O evento contou com a presença do Conselho Presidencial da Câmara Municipal de Caxias do Sul e com a participação ativa de vários profissionais de saúde. Para a mensagem chegar ao alcance de mais pessoas foi transmitida em directo pela TV Câmara da região.
Uma oportunidade de excelência para partilhar conhecimentos, experiência e aprendizagens. Existe muito trabalho a fazer, mas estamos confiantes que estamos no caminho certo. Divulgação, informação e formação.
Um muito obrigada à minha colega Dra. Stelamaris Zanatta pelo convite. Um muito obrigada à equipa responsável pela coordenação e realização do evento. Foi um momento valioso de partilha e debate.
Convido à leitura do artigo publicado pela Prefeitura de Caixas do Sul, Brasil, disponível aqui.
A liderança empática como antídoto ao burnout nas empresas: um novo paradigma Por Sofia Almeida Barbosa, psicóloga clínica e pesquisadora do bem-estar no trabalho A exaustão profissional, o famigerado burnout,…
Saúde Mental Pós-COVID: O que mudou na vida das pessoas? Sofia Almeida Barbosa A pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo na saúde psicológica dos portugueses. As consequências da epidemia…
Unidos pela Saúde Mental:“Sorri se vais ao psi” Sofia Almeida Barbosa Cuidar da saúde mental não é um luxo, é uma necessidade. Precisamos de pôr fim ao preconceito e falar…
“Portugueses estão cada vez mais sozinhos” Sofia Almeida Barbosa Um diálogo sobre o envelhecimento e a solidão nos idosos portugueses! O envelhecimento e a solidão são um problema da sociedade…