Atualmente, a depressão constitui um dos principais desafios da saúde pública e no qual é urgente e imperativo intervir!
A investigação científica, baseada em meta-análises e revisões sistemáticas das evidências disponíveis, tornou consensual o papel central da intervenção psicológica no tratamento das perturbações depressivas (NICE, 2010). Atualmente, existe um conjunto diversificado de intervenções psicológicas disponíveis para o tratamento da depressão.
O tratamento da depressão depende da gravidade e das necessidades individuais do paciente. Abaixo, encontra as opções de tratamento mais comuns para a depressão.
a) Psicoterapia – Ajuda na identificação e mudança de padrões de pensamento negativos, no desenvolvimento de estratégias de coping e na aquisição de ferramentas para lidar com questões emocionais difíceis.
b) Medicação – Os antidepressivos são frequentemente prescritos para tratar a depressão. Ajudam a equilibrar os níveis dos neurotransmissores no cérebro. Melhoram o humor, a energia e a motivação. Existem vários tipos de antidepressivos disponíveis, incluindo os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e noradrenalina (ISRSN), os inibidores da monoamina oxidase (IMAO), entre outros.
c) Exercício físico – A prática de exercício físico regular ajuda na melhoria do humor e redução da sintomatologia depressiva. O exercício aumenta a energia, melhora a qualidade do sono, reduz o stress e a ansiedade.
d) Mudanças no estilo de vida – Mudanças saudáveis no estilo de vida ajudam a aliviar a depressão. Alimentação equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas, sono reparador, técnicas de relaxamento (meditação, yoga, entre outras).
e) Terapias alternativas – Acupuntura, massoterapia, musicoterapia ou terapia animal podem ser úteis para algumas pessoas.
O passo mais importante para ultrapassar a depressão é procurar ajuda!
As pessoas deprimidas, quando recebem ajuda adequada, recuperam 80 a 90% do bem-estar (American Psychiatric Association, 2017).
Quando os sentimentos negativos permanecerem e não conseguir lidar com eles deve mesmo procurar ajuda. Se a depressão não for tratada, a situação vai agravar-se e pode causar danos irreversíveis.