Terapia de Casal

“O nosso relacionamento está a passar por um momento difícil. A comunicação é escassa e as discussões são cada vez mais frequentes. Sinto-me frustrado, incompreendido e desvalorizado. A intimidade é praticamente inexistente e sinto que estamos a afastar-nos cada vez mais. Precisamos de ajuda para superar estes obstáculos e encontrar a harmonia que antes tínhamos.”

Vamos conversar sobre Terapia Familiar e de Casal?

Relacionamento saudáveis são a base para uma vida equilibrada, produtiva e feliz!

Assista ao vídeo!

Sobre Terapia de Casal

A terapia de casal é uma forma eficaz de ajudar os parceiros a resolver problemas que afetam a sua relação. Quando a comunicação é fraca, as discussões são frequentes e a intimidade é escassa, muitos casais podem sentir-se frustrados, incompreendidos e desesperados por ajuda.

 

A terapia de casal pode fornecer um espaço seguro e orientação profissional para ajudar o casal a reconstruir a comunicação, fortalecer a conexão emocional e encontrar soluções para os problemas que enfrentam.

O que é a Terapia de Casal?

A terapia de casal é uma intervenção psicológica destinada a ajudar casais e famílias a resolver problemas e conflitos que interferem no seu quotidiano. As sessões envolvem um psicoterapeuta especializado em terapia de casal.

 

O objetivo da terapia de casal é ajudar o casal a identificar, compreender e avaliar os problemas que afetam o relacionamento para juntos encontrarem soluções.

 

A psicoterapia engloba a compreensão da história do relacionamento (como o casal se conheceu, quais os seus valores e crenças e identificação dos acontecimentos significativos ao longo do tempo). É fundamental compreender a forma como o casal comunica, quais os conflitos e como os tentam resolver.

 

Enquanto a terapia de casal se concentra no relacionamento entre os dois parceiros, a terapia familiar abrange relacionamentos entre os membros da família, como pai/mãe e filhos, irmãos ou outros membros da família. A terapia familiar melhora a comunicação e ajuda na resolução de conflitos que afetam a dinâmica familiar, tais como: doenças, problemas financeiros, heranças, divórcios, ou outros desafios.

Que problemas enfrentam os casais e famílias?

A Terapia de Casal e Familiar pode ser benéfica para famílias e casais que enfrentam uma diversidade de problemas, incluindo:

  • Problemas de comunicação, conflitos, mágoas, angústia, desgosto, ofensas, desconsideração e ressentimentos;

  • Falta de conexão emocional;

  • Problemas no relacionamento, conflitos interpessoais, diferenças de personalidade, valores, falta de intimidade e infidelidade;

  • Questões ligadas à saúde mental, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, abuso de substâncias, entre outros, afetam a dinâmica dos relacionamentos;

  • Problemas de comportamento;

  • Problemas de violência doméstica. A violência doméstica afeta casais e famílias de todas as idades e pode ser física, emocional ou sexual;

  • Dificuldades económicas e profissionais, como dívidas, desemprego ou problemas com o orçamento familiar, podem ser fonte de stress e conflito;

  • Mudanças de vida, emprego, cidade, país ou divórcio representam desafios para o casal e família;

  • Nascimento do primeiro filho;

  • Questões ligadas à parentalidade podem ser fonte de stress e conflito, especialmente quando os pais têm diferentes opiniões sobre a educação dos filhos;

  • Problemas sexuais.

Quais as queixas sexuais mais frequentes na Terapia de Casal?

Os casais queixam-se de vários problemas do foro sexual.

 

Alguns dos problemas sexuais mais comuns que os casais enfrentam incluem:

Falta de desejo sexual

A falta de líbido é um problema comum e tratável. A terapia sexual é uma abordagem eficaz para ajudar casais a ultrapassar o problema.

Disfunção erétil

Causada por problemas físicos e/ou emocionais.

Ejaculação precoce

Traduzindo-se em sentimentos de inadequação e frustração.

Relações sexuais dolorosas

Causadas por dispareunia, infeções, problemas ginecológicos, vaginismo, atrofia e/ou secura vaginal, lesões ou cirurgias, problemas emocionais, traumas, problemas no relacionamento, uso de medicação, métodos contracetivos, doenças, entre outros.

Anorgasmia

A dificuldade em atingir o orgasmo pode conduzir a sentimentos de frustração, angústia e inadequação.

Incompatibilidade sexual

Onde diferentes níveis de interesse e preferências sexuais conduzem a desentendimentos e à insatisfação sexual.

Porque fazer Terapia de Casal?

Existem vários motivos pelos quais as pessoas optam por fazer terapia de casal.

 

Os benefícios incluem:

Melhoria na comunicação

Muitos casais procuram terapia de casal para aprenderem a comunicar de forma mais eficaz. A terapia de casal ajuda a identificar padrões disfuncionais e a desenvolver estratégias de comunicação claras e eficientes.

Resolução de conflitos

Os desentendimentos são inevitáveis em qualquer relacionamento, mas a terapia de casal ajuda a resolver problemas e a encontrar soluções que atendam às necessidades do casal.

Conexão emocional

 A terapia de casal ajuda os casais a reconectarem-se emocionalmente e a construir um relacionamento mais forte e saudável.

Competências relacionais e emocionais

A terapia de casal ajuda os casais a desenvolver competências relacionais e emocionais, como empatia, compreensão, respeito mútuo, confiança, autocontrolo, dedicação, admiração.

Estratégias de coping

Desenvolvimento de estratégias de coping para lidar com problemas de saúde mental. A depressão, ansiedade, stress, burnout, entre outras condições médicas, podem prejudicar um relacionamento. A terapia de casal auxilia com ferramentas para a superação destes momentos difíceis.

Prevenção do divórcio

A terapia de casal pode ajudar a prevenir o divórcio, fornecendo uma oportunidade para os casais melhorarem o seu relacionamento.

Quando marcar uma consulta de Terapia de Casal?

Muitas pessoas consideram que as consultas servem como “último recurso” para salvar o casamento, mas na verdade é muito mais do que isso. Afinal, todos os casais enfrentam desafios diários, a terapia pode ser feita de forma preventiva e ajudar nas crises iniciais!

 

Não existe melhor tratamento para o problema que a sua prevenção. Desde cedo, aconselhamos o investimento no seu relacionamento. Afinal, o amor, os afetos e a família representam um papel fundamental no equilíbrio e bem-estar do ser humano.

 

Para início de tratamento as partes devem estar motivadas e com vontade de realizar este processo de crescimento individual e coletivo.

 

O objetivo da terapia de casal não é apenas resolver problemas imediatos, mas também fornecer ferramentas para construir um relacionamento mais saudável e satisfatório a longo prazo.

Como funciona a Terapia de Casal online?

A terapia de casal online ocorre em plataformas de videoconferência seguras, protegendo a privacidade e a confidencialidade do casal.

 

A terapia de casal online funciona de maneira semelhante à terapia presencial. O terapeuta de casal trabalha as problemáticas do relacionamento e ajuda a construir um património de vivências afetivas satisfatórias e profundas.

Existem várias vantagens em optar pela terapia de casal online:
  • Acesso às consultas a partir de qualquer lugar do mundo, desde que tenham uma conexão estável com a internet.

  • Acessibilidade. As consultas online tornam-se mais acessíveis às pessoas com dificuldades em comparecer a sessões presenciais. Engloba, pessoas que moram em áreas remotas, com mobilidade reduzida, limitações de transporte e horários restritos.

  • Maior flexibilidade de horários. Os casais podem agendar as consultas nos horários mais convenientes, sem preocupações com deslocações, economizando tempo e dinheiro.

  • Mais conforto e privacidade. Casais relatam preferência em abordar problemas conjugais num ambiente familiar e privado, como a própria casa.

Devo optar por Terapia de Casal ou Terapia Individual?

A decisão depende da natureza do(s) problema(s) que está a enfrentar.

Abaixo, encontra algumas considerações que ajudam a orientar sua decisão.

A Terapia de casal é recomendada se:

  • O problema está relacionado com o relacionamento e afeta o casal;

  • Ambos os parceiros estão dispostos a participar da terapia e a trabalharem juntos nas soluções;

  • Existe um desejo de melhorar a comunicação e a conexão emocional no relacionamento;

  • Ambos os parceiros estão comprometidos nas mudanças para melhorar o relacionamento.

A Terapia individual é recomendada se:

  • O problema é pessoal e afeta apenas um dos parceiros;

  • Está a enfrentar problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade;

  • Tem uma história de trauma ou abuso que afeta o relacionamento;

  • Existem problemas pessoais ou familiares que interferem no relacionamento;

  • Está a lutar para lidar com mudanças importantes, como perda de emprego ou luto

São diretrizes gerais, a decisão final é tomada em conjunto com o psicoterapeuta que avalia a situação e identifica a abordagem adequada. Em alguns casos, é recomendado que os parceiros façam sessões de terapia individual em conjunto com a terapia de casal.

 

A terapia de casal pode ser uma jornada desafiadora, mas é uma oportunidade para fortalecer a conexão entre os parceiros e aprender a lidar com altos e baixos que surgem em qualquer relacionamento. Com tempo e dedicação, os casais podem encontrar a harmonia que antes tinham e construir um futuro mais feliz e próspero juntos!

Para mais informações ou marcar a sua consulta clique aqui.

Nota: Se o seu par não partilha desta vontade, sugerimos que agende uma consulta individual, certamente terá impactos positivos na sua vida e relações.

O que é a Terapia de Casal?

A terapia de casal é uma intervenção psicológica destinada a ajudar casais e famílias a resolver problemas e conflitos que interferem no seu quotidiano.

As sessões envolvem um psicoterapeuta especializado em terapia de casal. 

 

O objetivo da terapia de casal é ajudar o casal a identificar, compreender e avaliar os problemas que afetam o relacionamento para juntos encontrarem soluções.

 

A psicoterapia engloba a compreensão da história do relacionamento (como o casal se conheceu, quais os seus valores e crenças e identificação dos acontecimentos significativos ao longo do tempo). É fundamental compreender a forma como o casal comunica, quais os conflitos e como os tentam resolver.

 

Enquanto a terapia de casal se concentra no relacionamento entre os dois parceiros, a terapia familiar abrange relacionamentos entre os membros da família, como pai/mãe e filhos, irmãos ou outros membros da família. A terapia familiar melhora a comunicação e ajuda na resolução de conflitos que afetam a dinâmica familiar, tais como: doenças, problemas financeiros, heranças, divórcios, ou outros desafios.

 

Que problemas enfrentam os casais e famílias?

A Terapia de Casal e Familiar pode ser benéfica para famílias e casais que enfrentam uma diversidade de problemas, incluindo:

 

– Problemas de comunicação, conflitos, mágoas, angústia, desgosto, ofensas, desconsideração e ressentimentos;

 

– Falta de conexão emocional;

 

– Problemas no relacionamento, conflitos interpessoais, diferenças de personalidade, valores, falta de intimidade e infidelidade;

 

– Questões ligadas à saúde mental, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, abuso de substâncias, entre outros, afetam a dinâmica dos relacionamentos;

 

– Problemas de comportamento;

 

– Problemas de violência doméstica. A violência doméstica afeta casais e famílias de todas as idades e pode ser física, emocional ou sexual;

 

– Dificuldades económicas e profissionais, como dívidas, desemprego ou problemas com o orçamento familiar, podem ser fonte de stress e conflito;

 

– Mudanças de vida, emprego, cidade, país ou divórcio representam desafios para o casal e família;

 

– Nascimento do primeiro filho;

 

– Questões ligadas à parentalidade podem ser fonte de stress e conflito, especialmente quando os pais têm diferentes opiniões sobre a educação dos filhos;

 

– Problemas sexuais.

 

Quais as queixas sexuais mais frequentes na Terapia de Casal?

Os casais queixam-se de vários problemas do foro sexual.

 

Alguns dos problemas sexuais mais comuns que os casais enfrentam incluem:

 

Falta de desejo sexual. A falta de líbido é um problema comum e tratável. A terapia sexual é uma abordagem eficaz para ajudar casais a ultrapassar o problema. 

 

Disfunção erétil causada por problemas físicos e/ou emocionais.

 

Ejaculação precoce traduzindo-se em sentimentos de inadequação e frustração.

 

Relações sexuais dolorosas causadas por dispareunia, infeções, problemas ginecológicos, vaginismo, atrofia e/ou secura vaginal, lesões ou cirurgias, problemas emocionais, traumas, problemas no relacionamento, uso de medicação, métodos contracetivos, doenças, entre outros.

 

Anorgasmia, ou seja, a dificuldade em atingir o orgasmo conduz a sentimentos de frustração, angústia e inadequação.

 

Incompatibilidade sexual, onde diferentes níveis de interesse e preferências sexuais conduzem a desentendimentos e à insatisfação sexual.

Porque fazer Terapia de Casal?

Existem vários motivos pelos quais as pessoas optam por fazer terapia de casal.

 

Os benefícios incluem:

 

Melhoria na comunicação. Muitos casais procuram terapia de casal para aprenderem a comunicar de forma mais eficaz. A terapia de casal ajuda a identificar padrões disfuncionais  e a desenvolver estratégias de comunicação claras e eficientes. 

 

Resolução de conflitos. Os desentendimentos são inevitáveis em qualquer relacionamento, mas a terapia de casal ajuda a resolver problemas e a encontrar soluções que atendam às necessidades do casal.

 

Conexão emocional. A terapia de casal ajuda os casais a reconectarem-se emocionalmente e a construir um relacionamento mais forte e saudável.

 

A terapia de casal ajuda os casais a desenvolver competências relacionais e emocionais, como empatia, compreensão, respeito mútuo, confiança, autocontrolo, dedicação, admiração.

 

Desenvolvimento de estratégias de coping para lidar com problemas de saúde mental. A depressão, ansiedade, stress, burnout, entre outras condições médicas, podem prejudicar um relacionamento. A terapia de casal auxilia com ferramentas para a superação destes momentos difíceis.

 

Prevenção do divórcio. A terapia de casal pode ajudar a prevenir o divórcio, fornecendo uma oportunidade para os casais melhorarem o seu relacionamento.

 

Quando marcar uma consulta de Terapia de Casal?

Muitas pessoas consideram que as consultas servem como “último recurso” para salvar o casamento, mas na verdade é muito mais do que isso. Afinal, todos os casais enfrentam desafios diários, a terapia pode ser feita de forma preventiva e ajudar nas crises iniciais!

 

Não existe melhor tratamento para o problema que a sua prevenção. Desde cedo, aconselhamos o investimento no seu relacionamento. Afinal, o amor, os afetos e a família representam um papel fundamental no equilíbrio e bem-estar do ser humano.

 

Para início de tratamento as partes devem estar motivadas e com vontade de realizar este processo de crescimento individual e coletivo.

 

O objetivo da terapia de casal não é apenas resolver problemas imediatos, mas também fornecer ferramentas para construir um relacionamento mais saudável e satisfatório a longo prazo.

 

Como funciona a Terapia de Casal online?

A terapia de casal online ocorre em plataformas de videoconferência seguras, protegendo a privacidade e a confidencialidade do casal. 

 

A terapia de casal online funciona de maneira semelhante à terapia presencial. O terapeuta de casal trabalha as problemáticas do relacionamento e ajuda a construir um património de vivências afetivas satisfatórias e profundas.

 

Existem várias vantagens em optar pela terapia de casal online:

 

– Acesso às consultas a partir de qualquer lugar do mundo, desde que tenham uma conexão estável com a internet.

 

– Acessibilidade. As consultas online tornam-se mais acessíveis às pessoas com dificuldades em comparecer a sessões presenciais. Engloba, pessoas que moram em áreas remotas, com mobilidade reduzida, limitações de transporte e horários restritos.

 

– Maior flexibilidade de horários. Os casais podem agendar as consultas nos horários mais convenientes, sem preocupações com deslocações, economizando tempo e dinheiro.

 

– Mais conforto e privacidade. Casais relatam preferência em abordar problemas conjugais num ambiente familiar e privado, como a própria casa. 

 

Devo optar por Terapia de Casal ou Terapia Individual?

A decisão depende da natureza do(s) problema(s) que está a enfrentar.

Abaixo, encontra algumas considerações que ajudam a orientar sua decisão.

A Terapia de casal é recomendada se:
  • O problema está relacionado com o relacionamento e afeta o casal;
  • Ambos os parceiros estão dispostos a participar da terapia e a trabalharem juntos nas soluções;
  • Existe um desejo de melhorar a comunicação e a conexão emocional no relacionamento;
  • Ambos os parceiros estão comprometidos nas mudanças para melhorar o relacionamento.
A Terapia individual é recomendada se:
  • O problema é pessoal e afeta apenas um dos parceiros;
  • Está a enfrentar problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade;
  • Tem uma história de trauma ou abuso que afeta o relacionamento;
  • Existem problemas pessoais ou familiares que interferem no relacionamento;
  • Está a lutar para lidar com mudanças importantes, como perda de emprego ou luto.

São diretrizes gerais, a decisão final é tomada em conjunto com o psicoterapeuta que avalia a situação e identifica a abordagem adequada. Em alguns casos, é recomendado que os parceiros façam sessões de terapia individual em conjunto com a terapia de casal.

 

A terapia de casal pode ser uma jornada desafiadora, mas é uma oportunidade para fortalecer a conexão entre os parceiros e aprender a lidar com altos e baixos que surgem em qualquer relacionamento. Com tempo e dedicação, os casais podem encontrar a harmonia que antes tinham e construir um futuro mais feliz e próspero juntos!

Clique aqui Para Marcar A Sua Consulta.

Nota: Se o seu par não partilha desta vontade, sugerimos que agende uma consulta individual, certamente terá impactos positivos na sua vida e relações.

 

Veja todas as especialidades