O que é a Terapia de Casal?
A terapia de casal é uma intervenção psicológica destinada a ajudar casais e famílias a resolver problemas e conflitos que interferem no seu quotidiano.
As sessões envolvem um psicoterapeuta especializado em terapia de casal.
O objetivo da terapia de casal é ajudar o casal a identificar, compreender e avaliar os problemas que afetam o relacionamento para juntos encontrarem soluções.
A psicoterapia engloba a compreensão da história do relacionamento (como o casal se conheceu, quais os seus valores e crenças e identificação dos acontecimentos significativos ao longo do tempo). É fundamental compreender a forma como o casal comunica, quais os conflitos e como os tentam resolver.
Enquanto a terapia de casal se concentra no relacionamento entre os dois parceiros, a terapia familiar abrange relacionamentos entre os membros da família, como pai/mãe e filhos, irmãos ou outros membros da família. A terapia familiar melhora a comunicação e ajuda na resolução de conflitos que afetam a dinâmica familiar, tais como: doenças, problemas financeiros, heranças, divórcios, ou outros desafios.
Que problemas enfrentam os casais e famílias?
A Terapia de Casal e Familiar pode ser benéfica para famílias e casais que enfrentam uma diversidade de problemas, incluindo:
– Problemas de comunicação, conflitos, mágoas, angústia, desgosto, ofensas, desconsideração e ressentimentos;
– Falta de conexão emocional;
– Problemas no relacionamento, conflitos interpessoais, diferenças de personalidade, valores, falta de intimidade e infidelidade;
– Questões ligadas à saúde mental, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, abuso de substâncias, entre outros, afetam a dinâmica dos relacionamentos;
– Problemas de comportamento;
– Problemas de violência doméstica. A violência doméstica afeta casais e famílias de todas as idades e pode ser física, emocional ou sexual;
– Dificuldades económicas e profissionais, como dívidas, desemprego ou problemas com o orçamento familiar, podem ser fonte de stress e conflito;
– Mudanças de vida, emprego, cidade, país ou divórcio representam desafios para o casal e família;
– Nascimento do primeiro filho;
– Questões ligadas à parentalidade podem ser fonte de stress e conflito, especialmente quando os pais têm diferentes opiniões sobre a educação dos filhos;
– Problemas sexuais.
Quais as queixas sexuais mais frequentes na Terapia de Casal?
Os casais queixam-se de vários problemas do foro sexual.
Alguns dos problemas sexuais mais comuns que os casais enfrentam incluem:
Falta de desejo sexual. A falta de líbido é um problema comum e tratável. A terapia sexual é uma abordagem eficaz para ajudar casais a ultrapassar o problema.
Disfunção erétil causada por problemas físicos e/ou emocionais.
Ejaculação precoce traduzindo-se em sentimentos de inadequação e frustração.
Relações sexuais dolorosas causadas por dispareunia, infeções, problemas ginecológicos, vaginismo, atrofia e/ou secura vaginal, lesões ou cirurgias, problemas emocionais, traumas, problemas no relacionamento, uso de medicação, métodos contracetivos, doenças, entre outros.
Anorgasmia, ou seja, a dificuldade em atingir o orgasmo conduz a sentimentos de frustração, angústia e inadequação.
Incompatibilidade sexual, onde diferentes níveis de interesse e preferências sexuais conduzem a desentendimentos e à insatisfação sexual.