
Saúde Mental Pós-COVID: O que mudou na vida das pessoas? Sofia Almeida Barbosa A pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo na saúde psicológica dos portugueses. As consequências da epidemia…
A pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo na saúde psicológica dos portugueses. As consequências da epidemia permanecem visíveis.
A Dra. Sofia Almeida Barbosa, psicóloga clínica, reforça a importância de compreendermos o que mudou no nosso bem-estar. O aumento do consumo de ansiolíticos e antidepressivos ao longo da última década já indicava sinais de alerta. A pandemia veio agravar esse cenário, expondo fragilidades individuais e coletivas.
“Durante o confinamento, muitos encontraram momentos de reflexão e união familiar.” No entanto, para outros, o isolamento trouxe desafios significativos. A ansiedade, insegurança, o medo e a morte assolaram as pessoas. A saúde ficou comprometida!
Os casos de violência doméstica agravaram-se e a solidão foi um alerta claro.
A forma como cada um viveu este período esteve profundamente ligada às suas condições de vida – casas pequenas, dificuldades financeiras ou relações familiares tensas acentuaram o impacto emocional.
Ao mesmo tempo, a dependência digital aumentou, sobretudo entre os mais jovens, que viram as suas rotinas escolares, sociais e afetivas alteradas.
Se por um lado a tecnologia foi uma ferramenta de conexão entre as pessoas, por outro lado comprometeu o desenvolvimento das competências sociais.
Hoje, a saúde mental é mais falada, e isso é um progresso. Há uma maior abertura para reconhecer dificuldades e procurar apoio psicológico – um passo essencial para viver com mais equilíbrio.
A pandemia também nos fez repensar prioridades: muitos perceberam que estavam demasiado absorvidos pelo trabalho e longe do que realmente importa. O burnout e o esgotamento tornaram-se temas centrais, levando a uma valorização do tempo, do autocuidado e das relações humanas.
Viver é ter saúde e a saúde mental é parte indissociável da vida!
Cuidar de nós próprios, reconhecer os nossos limites e procurar apoio quando necessário é, mais do que nunca, uma prioridade.
Saúde Mental Pós-COVID: O que mudou na vida das pessoas? Sofia Almeida Barbosa A pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo na saúde psicológica dos portugueses. As consequências da epidemia…
Unidos pela Saúde Mental:“Sorri se vais ao psi” Sofia Almeida Barbosa Cuidar da saúde mental não é um luxo, é uma necessidade. Precisamos de pôr fim ao preconceito e falar…
Artigo Revista Valor | Burnout: uma pandemia em crescimento Sofia Almeida Barbosa O Burnout é um problema cada vez maior na sociedade. Não sendo considerado uma doença pela Organização Mundial…
“Liberdade de Pensamento” Sofia Almeida Barbosa A liberdade de pensamento é um tema central na sociedade, especialmente quando se trata de expressar emoções e opiniões. Reprimir sentimentos leva à infelicidade, tornando…